Moeda de Angola deprecia-se 9,18% face ao euro e 10,5% face ao dólar

A moeda angolana, o kwanza, sofreu uma depreciação de 9,18% face ao euro, em resultado da entrada em vigor do novo regime cambial flexível, de acordo com dados divulgados terça-feira pelo Banco Nacional de Angola.

O banco central informou que cada euro ficou cotado, em termos médios ponderados, em 221,261 kwanzas, quando anteriormente, em que a taxa de câmbio era fixada administrativamente, valia 200,939 kwanzas.

O dólar ficou cotado a 185,513 kwanzas, contra uma taxa anterior de 166 kwanzas, uma depreciação de 10,5%.

A taxa de câmbio oficial definida pelo BNA estava fixa em 166 kwanzas por cada dólar e em 186 kwanzas por cada euro desde o primeiro trimestre de 2016.

O governador do Banco Nacional de Angola anunciou há dias que o banco central ia determinar uma banda de flutuação cambial que, quando não ultrapassada, não daria lugar a uma intervenção, ao mesmo tempo que rejeitou a hipótese de uma desvalorização discreta do kwanza.

“Vai ser o mercado a determinar o câmbio do kwanza e a depreciação da moeda”, disse o governador durante a conferência de imprensa para apresentação do Programa de Estabilização Macroeconómica de 2018.  (Macauhub)

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Macauhub
10/01/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.