Comércio em kwanzas e rands

Os bancos e outras instituições financeiras da África Austral estudam a possibilidade de serem utilizadas as moedas rand e kwanza nas transacções comerciais entre Angola e a África do Sul, informou ontem, em Luanda, a responsável do Departamento do Comércio e Indústria sul-africano, Zanele Sanni, ao discursar no Fórum de Agronegócios promovido pela Câmara de Comércio e Indústria dos dois países.
Zanele Sanni disse que os bancos e instituições de financiamento regionais estão a trabalhar para definir os mecanismos que devem ajudar as transacções comerciais entre as duas moedas. Uma das recomendações tomadas por estas instituições, disse Zanele Sanni, é a utilização do rand e do kwanza como moeda de troca, em vez de se utilizar uma outra moeda de referência internacional.
Zanele Sanni garantiu que a África do Sul tudo faz, para ajudar Angola na falta de cambiais. Referindo-se ao Fórum de Agronegócios, Zanele Sanni disse que o evento se realiza  num momento muito importante.
Os especialistas internacionais ligados ao desenvolvimento económico afirmaram que em 2018, o sector mundial deve exceder 1,8 triliões de dólares. Os países em desenvolvimento, particularmente Angola e a África do Sul podem não fazer parte deste crescimento. Zanele Sanni referiu que “estes países não fazem parte do crescimento, por serem países que estão muito dependentes das matérias-primas, principalmente o petróleo.
Os especialistas disseram ainda que a dependência pelas matérias-primas tem estado a impedir o desenvolvimento e arruinar países. Por esse facto, Angola e a África do Sul devem estabelecer estratégia, “para sairmos des-ta situação”, segundo Zanele Sanni, “uma das formas para se ultrapassar este desafio é estabelecer um investimento intenso na agricultu-ra e no sector de processa-
mento agrário”.
Quanto a cooperação Sul-Sul, Zanele Sanni disse que a União Africana já concordou com as diversas recomendações dos especialistas. A União Africana mencionou que o crescimento comercial em África aumentou 15 por cento em 2016 e, apesar deste crescimento, em 2017 o continente não atingiu a meta de 20 por cento proposto pelo fórum de Malabo, que definiu esse indicador como um dos objectivos a atingir em 2020.
Segundo Zanele Sanni, os 15 por centos do crescimento comercial apenas dizem respeito aos países da região austral, mais concretamente a África do Sul.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Angonoticias
21/02/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.