BNA vende mais de 670 milhões de euros em divisas no mês de Fevereiro

Dos 672,7 milhões de euros vendidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA) em divisas ao mercado, a esmagadora maior parte, 473,5 milhões, foram para cobertura de operações em diversos sectores, informa o banco em nota publicada no seu site.

Dentro deste montante disperso pelos bancos comerciais, e eventualmente, mas não especificado, conforme previsto, poderão estar verbas fornecidas a grandes importadores de medicamentos e bens alimentares a pedido dos ministérios da Saúde e do Comércio.

Isto, porque o Banco Nacional de Angola decidiu que a venda de divisas aos cidadãos e às empresas passa a ser feito exclusivamente pelos bancos comerciais, aplicando apenas uma excepção para os grandes importadores de medicamentos e de bens alimentares.

Ainda no que diz respeito à distribuição das divisas disponibilizadas peo BNA em Fevereiro, 82,8 milhões de euros, a segunda verba mais elevada, foram para cobertura de operações privadas , que englobam “Viagens, Ajuda Familiar, Saúde, Educação e Salários de Expatriados”.

Seguiram-se 48,8 milhões para cobertura de operações do sector dos transportes, que inclui as companhias aéreas, a abertura e liquidação de cartas de crédito para a cobertura de operações dos sectores da indústria e de bens alimentares foram destinados 37,5 milhões, 9,9 milhões para cobertura de operações de bens alimentares e 5,9 milhões para cobertura de operações de ministérios e organismos do Estado.

As pescas ficaram com 5,1 milhões de euros, a cobertura de operações do sector das telecomunicações com 4,1 milhões, 2,9 milhões para cobertura de operações do sector da saúde e, por fim, 2,5 milhões para cobertura de operações do Sector da energia e águas.

O BNA informa ainda que a taxa de câmbio média de referência de venda de euros do mercado cambial primário, apurada no último dia do mês, foi de 262,306 kwanzas por unidade da moeda europeia.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Novo Jornal
02/03/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.