Banco Nacional de Angola (BNA) procedeu segunda-feira ao primeiro de oito leilões de divisas que vai efectuar em Setembro, tendo a moeda angolana passado a valer 324,158 kwanzas por euro, uma depreciação de 42,80% desde o início do ano, segundo informação do banco central.
O BNA colocou no mercado primário na primeira sessão deste leilão 30 milhões de euros para a cobertura de operações gerais, excluindo adiantamentos a favor de “tradings”, “offshores”, sociedades unipessoais, salários acima de 15 mil euros e reposição de posição cambial.
Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência apenas dois bancos, tendo a taxa mais alta sido de 325,507 kwanzas e a mais baixa de 324,012 kwanzas por euro.
Na segunda sessão foram vendidos aos bancos comerciais 100 milhões de euros para a abertura e confirmação de cartas de crédito, com o objectivo de assegurar a importação de mercadorias diversas.
O Banco Nacional de Angola informou na semana transacta ir passar a divulgar, no último dia útil de cada mês, de forma indicativa, o montante e calendário das suas intervenções no mercado cambial para o mês seguinte.
Durante o mês de Setembro irão realizar-se oito leilões, em que está prevista a venda de divisas no montante equivalente a 700 milhões de dólares, que incluem valores para abertura e/ou confirmação de cartas de crédito.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
Macauhub
04/09/2018