Angola deve 23 mil milhões de dólares à China

A dívida de Angola à China ascende a 23 mil milhões de dólares, disse terça-feira, em Pequim, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, que defendeu o investimento em projectos que garantam encaixe financeiro a médio e longo prazo para que o país consiga proceder à sua amortização.

O comércio bilateral cresceu 22,4% no primeiro trimestre de 2018 para 6,80 mil milhões de dólares, tendo atingido 22,34 mil milhões de dólares em 2017, um acréscimo homólogo de 43,42%, de acordo com números oficiais chineses.

O Presidente de Angola defendeu terça-feira em Pequim o aumento do investimento directo de empresas chinesas na produção de bens de consumo em Angola, ao discursar na reunião cimeira do Fórum de Cooperação China-África, segundo a agência noticiosa Angop.

João Lourenço adiantou que esse investimento deverá ser realizado através da constituição de parcerias mutuamente vantajosas com empresários angolanos, devendo o entendimento a alcançar incluir a partilha de tecnologia, de conhecimento científico e a formação de quadros angolanos.

O Presidente de Angola disse ser necessário que as instituições bancárias de África e da China desempenhem um papel importante, “a fim de proporcionar os recursos necessários para desenvolver projectos que assegurem um desenvolvimento mutuamente vantajoso.”

 

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Macauhub
05/09/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.