Negócios na BODIVA crescem 34,9 por cento

A Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA) fechou o mês de Agosto com 292 negócios, avaliados em 92,3 mil milhões de kwanzas, um aumento de 34,9 por cento em relação ao mês de Julho.
Em Julho, o volume de negócios atingiu o valor 62 mil milhões de kwanzas, montante baixo dos 82, 5 mil milhões de Junho, de acordo com o relatório desta instituição a que a Angop teve hoje acesso. No mercado bilateral, a BODIVA negociou 48,4 biliões de kwanzas, enquanto no multilateral registou-se 43,8 biliões de kwanzas.
No período em referência, os investidores do mercado secundário de dívida pública realizaram 292 negócios na BODIVA, sendo o Banco de Fomento Angola (BFA) a instituição que mais negócio intermediou.
O referido banco realizou 170 negócios, avaliados em 69, 9 mil milhões de kwanzas, seguido pelo Standard Bank Angola, com 27 negociações avaliadas em 44, 9 mil milhões de kwanzas.
O Banco Angolano de Investimento (BAI), com 27 negociações teve um volume 21, 2 mil milhões, enquanto o Atlântico, com 16 negócios, obteve 41, 5 mil milhões.
A Bolsa da Divida de Valores de Angola (BODIVA) movimentou 512,8 mil milhões de kwanzas, com a realização de dois 557 negócios, de Janeiro a Agosto do ano em curso.
A gestão do processo de emissão e colocação da Dívida Pública no mercado nacional, que era feita pela Unidade de Gestão da Dívida (UGD) passou, desde o dia 21 de Maio último para responsabilidade da BODIVA.
A decisão do Ministério das Finanças foi tomada em coordenação com o Banco Nacional de Angola (BNA), que subdelegou à BODIVA a responsabilidade de operacionalizar as actividades inerentes à emissão e colocação de Títulos do Tesouro, ficando apenas com a liquidação física e financeira.

 

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Jornal Mercado
07/09/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.