Sessenta milhões de dólares norte-americanos foram investidos em Angola, nos últimos 20 anos, pela multinacional chinesa Huawei, a terceira maior fabricante de smartphones no Mundo.
O dado foi avançado nesta quarta-feira, em Beijing, pelo seu vice-presidente, Yi Xiang, que renovou o interesse desta empresa do ramo tecnológico em reforçar o investimento neste país africano.
Com mais de 172 escritórios espalhados pelo Mundo, a Huawei Technologies Co., Ltd. só perde na concorrência de vendas mundiais para as “gigantes” Samsung Electronics e Apple Inc.
A mesma registou, em 2017, um aumento de 28 por cento no seu lucro, com suporte de cortes de custos.
A empresa baseada em Shenzhen, teve no mesmo ano uma performance sólida no mercado de origem, e viu o seu lucro subir para 47,5 mil milhões de yuans, uma elevação ante o aumento de 0,4 por cento em 2016.
Fundada em 1987, tem mais de 200 mil trabalhadores e já trabalha para instalação de um escritório em Angola.
De acordo com o seu vice-presidente, Angola é um dos países onde a Huawei começou a expandir o seu negócio no exterior, daí o interesse de ver reforçada a sua implantação em solo angolano.
Explicou que nesse país a empresa desenvolve a tecnologia 2 G, 3 G e 4 G, estando a participar, activamente, no processo de desenvolvimento da tecnologia, principalmente para a melhoria da infra-estrutura de comunicação.
Sendo Angola um mercado estratégico para China, o responsável disse pretenderem levar para Angola “o mundo digital” e fazer chegar a todos os cidadãos angolanos.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
Lusa
10/10/2018