“Negociações com FMI estão a correr bem”, afirma Ministro das Finanças

A República de Angola espera que as negociações do programa de apoio solicitado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) estejam concluídas até ao próximo mês de Dezembro.

Segundo  Jornal Mercado, citando um comunicado do Minfin, o ministro Archer Mangueira sublinha que este é sempre um processo demorado, mas que tem a expectativa de que o programa de apoio avance no princípio de 2019.

“As negociações levam sempre o seu tempo, mas gostaríamos muito que o programa começasse também com o início do exercício fiscal de Angola”, afirmou o governante que representa Angola nos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, de 9 à 14 do corrente em Bali, Indonésia.

“Nós terminámos a primeira fase do memorando técnico de entendimento, portanto, é um processo que ainda vai até Dezembro”, adiantou, sublinhando que as negociações “estão a correr bem”.

No dizer desde, tanto ao nível do investimento como da receita, o acordo que está a ser negociado com o FMI baseia-se no Programa de Estabilização Macroeconómica definido pelo Governo.

De recordar que a 05 de Outubro, em Luanda, o chefe de missão do FMI para Angola já tinha classificado como “frutuosas” as negociações com o Governo angolano.

O responsável avançou então que as duas partes tinham chegado a acordo “em grande parte das medidas”, havendo ainda “pequenos pontos” por acertar.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Jornal Mercado
12/10/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.