O custo de vida em Luanda aumentou 4,98% em Setembro face a Agosto. É preciso recuar ao oitavo mês de 2003, quando a inflação mensal foi de 5,04%, para encontrar um valor superior. O aumento das tarifas da água foi o que mais contribuiu para a subida dos preços em Setembro.
O aumento das tarifas da água fez disparar a inflação mensal em Setembro face a Agosto, com o custo de vida em Luanda a subir 4,98%, tratando-se do maior aumento em 15 anos, de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Setembro, publicado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
É preciso recuar a Agosto de 2003, quando a inflação mensal foi de 5,04%, para encontrar um valor superior. Segundo o INE, o principal sector a influenciar esta subida dos preços em Setembro na capital do País foi o da classe “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis”, com a água a registar um aumento de 46, 4%. Destacaram-se ainda os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com quase 1,9%, “Hotéis, Cafés e Restaurantes” 1,7% e “Saúde” com 1,5%.
De acordo com os cálculos do Expansão, se a taxa de inflação mensal, entre Setembro e Dezembro for igual a dos primeiros nove meses do ano, ou seja 1,7%, a taxa homóloga encerrará o ano nos 21,6%. Se a variação média mensal for igual à do ano passado, cerca de 2,1%, a inflação homóloga fecha o quarto trimestre nos 23%. Qualquer uma destas médias fará a inflação no final do ano ficar acima da previsão do Governo que aponta a 19%.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
Expansão
23/10/2018