Peso dos títulos indexados em queda desde o 1º trimestre

As Obrigações do Tesouro indexadas ao dólar norte-americano (OT-TX) representaram 77% do montante negociado em bolsa durante o terceiro trimestre, neste período foram movimentados um total de 240.3 mil milhões Kz segundo cálculos do Mercado.

Os relatórios divulgados pela Bodiva revelam uma tendência decrescente do peso dos títulos indexados no montante global ao longo do ano, tendo os mesmos valido 96% no primeiro quarto do ano e registado uma baixa no período seguinte para 84% e acabando por fixar-se nos actuais 77% como mencionado. Essa redução do peso dos títulos indexados não traduz uma efectiva redução no montante transaccionado.

Os números mostram que o montante negociado no que diz respeito as OT-TX cresceram 12% face ao trimestre anterior.

Porém a redução do peso é justificada pela diminuição na emissão de obrigações indexadas no mercado primário e pela redução do turn over registada no período em observação Por outro lado os demais títulos (bilhetes e obrigações não indexadas) registaram igualmente um aumento expressivo, tendo no primeiro trimestre movimentado apenas cinco mil milhões ao passo que no segundo trimestre as movimentações alcançaram os 29 mil milhões Kz e fecharam o terceiro trimestre em 56 mil milhões Kz.

O montante negociado ou negócios realizados desde o início do ano até ao mês de Setembro foi de aproximadamente 599 mil milhões Kz. Nessa ordem de ideias, verificou-se que cerca de 84% dos negócios realizados tiveram como destino as OT-TX, e o remanescente em BT e OT-NR. É possível constatar que, apesar dos investidores apresentarem maior apetência por títulos indexados pelo facto de esse instrumento garantir maior protecção contra a desvalorização da moeda nacional, eles encontramse em declínio desde o 1º trimestre do ano.

As emissões de títulos de dívida em mercado primário, alcançaram cerca de 271,7 mil milhões Kz durante o 1º trimestre, ou seja, o montante negociado no mercado secundário representou cerca de 53% do total das emissões em mercado primário.

Já para o 2º trimestre, as emissões em mercado primário corresponderam a cerca de 470,3 mil milhões Kz. Nessa ordem de ideias, o montante negociado em mercado secundário foi de 46% dos emitidos em mercado primário, indica os relatórios trimestrais da BODIVA.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
26/10/2018

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.