Angola lança concursos públicos para gestão de pólos de desenvolvimento industrial

Os primeiros concursos públicos para a infra-estruturação e gestão do pólos de desenvolvimento industrial e rurais de Angola serão lançados até ao final do ano, anunciou quarta-feira em Luanda a ministra da Indústria.

Bernarda Martins, que falava na cerimónia de abertura da Expo-Indústria e da Projekta, que decorrem em simultâneo na Zona Económica Especial Luanda/Bengo, disse que os concursos públicos visam conseguir parcerias público-privadas para proceder à criação de condições para o seu desenvolvimento.

A rede angolana de pólos de desenvolvimento industrial conta com 18 unidades, duas das quais em pleno funcionamento, Viana (Luanda) e Catumbela (Benguela), além dos parques de indústria rural.

A ministra, citada pela agência noticiosa Angop, disse ainda que ao abrigo do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018/2022 o ministério que tutela irá criar pelo menos um pólo de desenvolvimento industrial em cada uma das 18 províncias do país, além dos parques de indústria rural.

O PDN prevê a criação de centros de formação técnica especializada direccionada às necessidades do sector da indústria, promoção do associativismo sectorial e a realização de estudos sobre oportunidades de exportação.

A Expo-Indústria e a Projekta congregam mais 200 expositores dos sectores da agro-pecuária, construção civil, bebidas, artesanato, cimento, madeira, petróleo, gás, rochas ornamentais, energias alternativas, paisagismo e ambiente, entre outros ramos da indústria transformadora.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Macauhub
15/11/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.