Gestores angolanos apanhados em paraísos fiscais

O nome do actual director-geral do Conselho Nacional de Carregadores (CNC) órgão tutelado pelo Ministério dos Transporte, o mesmo que deu origem ao caso em que está envolvido o então titular da pasta, Augusto da Silva Tomás, em prisão preventiva por suspeitas de práticas dos crimes de peculato e corrupção activa foi um dos três associados a figuras que, em 2016, apareceram mencionadas no caso Bahamas Leaks, sobre paraísos fiscais.

A notícia, que tinha sido avançada pelo Expresso em Outubro daquele ano, que citava revelações do jornal alemão Süddeustsche Zeitung, apontava Catarino Fontes Pereira como um dos administradores de seis contas offshores, três das quais ligadas a negócios privados de distribuição de petróleo e gás da Sonangol.

Catarino Fontes Pereira, cujo último cargo à data dos factos tinha sido de superintendente para a área de navegação da petrolífera nacional, aparece ao lado de outros dois nomes de angolanos, Baptista Muhongo Sumbe (na foto), antigo administrador executivo da Sonangol Shipping, e Jaime Cohen, muito embora nessa altura a nacionalidade de Catarino Fontes Pereira não tivesse sido comprovada pelos documentos que resultaram da fuga de informação tornada pública pelo jornal alemão.

A A Welwitschia Shipping Company, Imbondeiro Shipping Company e Pi- tanga Shipping Company, donas dos navios com os mesmos nomes (Welwitschia, Imbondeiro e Pitanga), são algumas das empresas citadas no processo.

O caso Bahamas Leaks foi desencadeado cinco meses após os chamados Panama Papers, tendo exposto políticos que usavam um paraíso fiscal para esconder dinheiro. Os documentos revelados pelo jornal alemão faziam referências a offshores abertas nas Bahamas entre 1990 e 2016.

A fuga de informação inclui dados referentes a mais de 175 mil empresas fantasmas e fundações com sede no paraíso fiscal.
Os dados, de acordo com o jornal ale- mão, faziam parte do registo de em- presas do governo das Bahamas, e, tal como no caso dos Panama Papers, os dados foram enviados ao Süddeustsche Zeitung por uma fonte anónima.

Catarino Fontes Pereira foi nomeado a 21 de Setembro do corrente ano para o cargo de director-geral do CNC pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
O País
19/11/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.