Uma fábrica de corte e lapidação de diamantes, será instalada a partir de Fevereiro de 2019, em Saurimo (Lunda Sul), informou o administrador-executivo da Empresa Nacional de Comercialização de Diamante de Angola (SODIAM), Neves Silva.
Com capacidade de processar quatro quilates de diamante bruto/mês, numa primeira fase, a construção da unidade fabril enquadra-se no âmbito do plano estratégico da SODIAM, do quinquénio 2018/2022.
Falando no final do encontro que a delegação da SODIAM e parceiros do projecto mantiveram com o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, o administrador fez saber que as obras terão início em Fevereiro de 2019 e terminam em Agosto do mesmo ano, que contribuirá para geração de emprego para a juventude.
Sem revelar os valores agregados na compra da matéria-prima como diamante bruto e outros, Neves Silva disse que a unidade terá a maior capacidade instalada a nível do país, e a construção da infraestrutura está orçado em 10 milhões de dólares.
Sublinhou que a existência da mina de Catoca, influenciou a implementação da fábrica na Lunda Sul, uma vez que foi já aprovado uma política de comercialização dos diamantes. Entretanto, as empresas de lapidação têm uma cota definida, e a província em termos de produção representa 80 por cento de volume e 70 em valor.
Apar da construção da fábrica de corte e lapidação de diamantes, o responsável avançou que consta do mesmo projecto, a implementação de um Polo Industrial de Desenvolvimento, numa área de cinco hectares, com a previsão de alargar o espaço, uma vez que a ideia base é ter um centro de formação, um hotel da Endiama e outros serviços integrados como bancos e repartições fiscais da AGT.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
Angop
19/12/2018