Venda de divisas aumentou 5% em 2018

Apesar do aumento da venda de divisas em 2018, o BNA recomendou as empresas nacionais a ponderar a contratação de expatriados, face a menor disponibilidade cambial.

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, em 2018, divisas no valor de 11,46 mil milhões de Euros, montante que reflecte um aumento de, aproximadamente, 5%, face ao período homólogo transacto, calculou o Vanguarda com base na informação divulgada pelo banco central.

A informação divulgada pelo banco central faz apenas referência à venda de euro, sendo que a média mensal foi de quase 955,2 milhões EUR, que também representa um aumento de quase 5%, relativamente 2017, marcado por maior escassez de moeda estrangeira no mercado cambial, como se pôde observar dos dados publicados. As maiores ofertas de divisas ocorreram em Maio, Junho, Agosto e Dezembro. Nos meses em referência, as cifras de divisas disponibilizadas pelo BNA ultrapassaram os mil milhões EUR. Abril registou a menor venda, cerca de 596,3 milhões EUR.

Embora sem atingir a cifra dos mil milhões EUR, Janeiro e Outubro a venda esteve acima dos 750 milhões EUR.
Independentemente de o BNA ter vendido mais divisas em 2018, os montantes transaccionados em Janeiro e Maço de 2017 (cerca de 1,9 mil milhões EUR) superam as somas mensais do ano findo, no qual o banco central, na qualidade de responsável pela estabilidade cambial, também só disponibilizou a unidade monetária da União Europeia.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
AngoNotícias/Jornal Vanguarda
18/01/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.