Qualidade dos activos da banca começa a ser avaliada em Abril

A qualidade dos activos dos bancos comerciais a operar em Angola começa a ser avaliada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) a partir de Abril deste ano, para aferir a saúde financeira das instituições bancárias, anunciou na terça-feira, o governador do banco central.

A avaliação dos activos da banca, que faz parte das recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do acordo assinado com o governo angolano, vai incidir sobretudo no crédito concedido pelos bancos comerciais para se ter um retrato real do sector bancário.

José de Lima Massano, que falava numa palestra sobre as medidas de apoio ao aumento da produção nacional, promovida pelo Ministério da Economia e Planeamento, disse que desse exercício poderá resultar a necessidade de alguns bancos procederem a aumentos de capital, podendo eventualmente optar-se por vários cenários em que não se excluem fusões ou encerramentos.

“O BNA vai adoptar medidas para acabar com o crédito em moeda nacional indexado a moeda estrangeira, devido aos efeitos perversos que qualquer ajustamento cambial pode vir a causar aos tomadores dos empréstimos e adiantou que o banco central vai incorporar instituições financeiras especializadas para ajudar a gerir a carteira de crédito malparado, estimado em 31% do total do crédito concedido”informou o titular da pasta.

O governador recordou que, no âmbito das medidas de apoio ao aumento da produção nacional, o BNA decidiu recentemente baixar a taxa de juro de 16,5% para 15,75%, com vista a facilitar o crédito à economia.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
30/01/2019

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.