BAI e Norfund analisam oportunidades de negócio no País

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) analisa oportunidades de negócio com Conselho de Administração da Norfund, uma instituição financeira de desenvolvimento da Noruega.

O encontro bilateral com o BAI acontece nesta sexta-feira, 1 de Fevereiro e visa analisar o contexto actual da economia angolana, bem como estudar as melhores oportunidades de negócio para o País.

A agenda do encontro conta ainda com uma apresentação sobre “O Contexto Actual da Economia Angolana e futuras oportunidades de Negócio”.

A Norfund contou até o final de 2017 com uma carteira de investimento de 20,4 bilhões de coroas norueguesas (2,3 bilhões de dólares norte americanos) e mais de 700 empresas assistidas.

Aquela instituição financeira tem como missão, por via do financiamento que recebe do governo norueguês, apoiar a construção de negócios sustentáveis em países em desenvolvimento, promovendo, desta maneira, o crescimento económico e social dos Estados por si assistidos.

Os investimentos da Norfund são destinados para apoiar, para além de projectos associados aos sectores das energias limpas, instituições financeiras, alimentos e agro-negócios, sociedades gestoras de fundos de investimento e de capital de risco, sobretudo as pequenas e médias empresas com necessidades de capital para iniciar um negócio ou para estimular o seu crescimento.

O foco de actuação da instituição norueguesa está voltado ao investimento em países com pouca oferta de capital para financiar o crescimento do sector privado. A África Subsaariana e alguns países do Sudeste Asiático e da América Central são regiões que mais beneficiam do investimento da Norfund. Depois de recuperados os fundos investidos nos projectos por si apoiados, a Norfund costuma reinvestir noutros projectos, tendo como média de retorno de capital, desde a sua fundação, 4,9% do investimento.

A Norfund, que é membro da Associação das Instituições Europeias de Financiamento de Desenvolvimento (EDFI), foi fundada em 1997 pelo Governo da Noruega.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
01/02/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.