Portugal apoia Angola a privatizar empresas públicas

A empresa pública portuguesa Parpública vai prestar assessoria técnica ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) na preparação dos dossiers de privatização de empresas públicas.

O acordo foi assinado na quinta-feira pelas duas partes em Benguela, antes da sessão de encerramento do III Fórum Económico Angola/Portugal, parte do programa da visita de Estado do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante o acordo, o presidente do IGAPE, Valter Dias de Barros, “experiência” da Parpública na gestão de processos de privatizações, numa altura em que Angola vai dar início, em breve, a um programa de alienação de empresas públicas angolanas.

O responsável disse ainda que o IGAPE aguarda a publicação em boletim oficial da nova Lei das Privatizações, que foi aprovada pelo parlamento a 21 de Fevereiro passado, para dar início ao processo de alienação de empresas públicas.

O presidente da Parpública disse, por seu turno, que o IGAPE solicitou o apoio técnico de assessoria no processo de privatizações em Angola tendo em conta a “experiência já longa“, iniciada em 2000.

A Parpública passará também a colaboração na preparação de técnicos do IGAPE, em particular, a vertente de apoio técnico no exercício dos programas de privatização, diálogo com consultores, de todo o apoio técnico aos processos de privatização.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
08/03/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.