PR realça apoio russo na resolução de conflitos

Angola continuará a contar com o apoio da Rússia na resolução de conflitos de vária natureza, como o combate ao terrorismo transnacional, narcotráfico e branqueamento de capitais, bem como a protecção do ambiente, dos direitos humanos e questões migratórias, afirmou nesta quarta-feira, em Moscovo, o Presidente da República, João Lourenço.

Este posicionamento foi manifestado pelo Chefe de Estado angolano quando discursava na sessão especial do parlamento russo, no quadro da visita de Estado àquele país europeu.

Ao longo da sua intervenção, referiu-se ao facto de os dois estados terem iniciado a sua cooperação, actualmente considerada mais dinâmica e diversificada, em relação a 1976, com a assinatura do Tratado de Amizade e de Cooperação.

O Presidente João Lourenço acrescentou que, dada a posição geopolítica, a Federação Russa desempenhou e continua a desempenhar um papel incontornável na política internacional, quer no eixo asiático, quer no eixo europeu e no pacífico.

Disse que a nível do multilateralismo, e enquanto membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Rússia tem sido uma das vozes mais activas e empenhadas.

Antes de discursar no hemiciclo, João Lourenço, que cumpre uma visita de quatro dias à Rússia, no quadro do reforço da cooperação bilateral, manteve encontro com o Presidente do parlamento, Vyacheslav Volodin.

Ainda hoje, no cumprimento do programa, visitou a área de exposição de vendas de diamantes da Alrosa, empresa russa de exploração que opera em Angola.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Angop
03/04/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.