OGE 2019 Revisto com barril de petróleo a 55 USD

O Governo deverá dar entrada na Assembleia Nacional do Orçamento Geral do Estado 2019 Revisto (OGE2019 Revisto) até ao final deste mês, revendo em baixa para 55 USD o preço do barril de petróleo, apurou o Mercado.

De acordo com fontes conhecedoras do processo, o OGE2019 Revisto deverá apontar para um crescimento de 0,4% do PIB, em linha com a projecção divulgada na semana passada na Estratégia de Endividamento de Médio Prazo 2019-2022 e com a estimativa ontem apontada pelo FMI, nas projecções da Primavera, no mesmo valor.

O FMI reviu igualmente em baixa a projecção de crescimento de 2020, de 3,2% para 2,9%.

O OGE2019 Revisto deverá ainda rever em baixa a despesa. Também os saldos fiscal e da balança corrente deverão ser revistos, tendo em conta as novas projecções do preço do barril de petróleo e crescimento do PIB. ~~

MPLA já apreciou revisão do OGE2019

O memorando com os pressupostos para a revisão do OGE2019 foi ontem apreciado pelo secretariado do Bureau Político do MPLA, que reuniu sob direcção da vice-presidente do partido, Luísa Damião. Em comunicado, o secretariado divulgou ter apreciado “o Plano de Acção do Executivo para 2019 e o parecer do Departamento para a Política Económica do Comité Central do MPLA sobre o memorando contendo os pressupostos para a revisão do OGE”.

O OGE 2019 aponta para um crescimento de 2,8% do PIB neste ano e um preço do barril de 68 USD, mas a queda do preço do petróleo a que se assistiu no final do ano passado –aproximou-se dos 50 USD – levou analistas a alertarem para o alegado excessivo optimismo das projecções do Governo.

Entretanto, no final de Janeiro deste ano, o ministro de Estado e do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, revelou que o Governo estava a realizar “estudos e consultas” para a revisão do OGE2019.

“Estamos a analisar a situação e estamos numa posição de organizar já um Orçamento que tenha um preço de referência do petróleo, que não seja aquele que apresentámos em Dezembro”, disse o governante.

Depois, em meados de Março, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que o Governo iria avançar com a revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019 o mais tardar em Abril.

O preço do petróleo tem vindo a recuperar nas últimas semanas e, ontem, bateu nos 70 USD, mas a média de Janeiro a Março ronda os 63,3 USD.

External Source Publication:
AngoNotícias/Jornal Mercado
10/04/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.