Delegação discute projectos que duplicam crédito do BM

O valor dos projectos financiados pelo Banco Mundial (BM) em Angola duplica este ano, ascendendo para 2,4 mil milhões de dólares quando, em Junho, forem aprovadas propostas adicionais do Governo.O valor dos projectos financiados pelo Banco Mundial (BM) em Angola duplica este ano, ascendendo para 2,4 mil milhões de dólares quando, em Junho, forem aprovadas propostas adicionais do Governo.

Este assunto foi discutido, sexta-feira, em Washington, entre a delegação angolana que participa, na capital norte-americana, nas Reuniões de Primavera do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que hoje encerra, ao fim de cinco dias, com a que até terça-feira foi presidente interina do banco multilateral, Kristalina Gregorieva.

Uma fonte do Ministério das Finanças disse ao Jornal de Angola que, no encontro, foram abordadas as perspectivas de aprofundamento da presença do BM no financiamento de projectos de desenvolvimento em Angola, bem como o estágio de preparação dos que serão apreciados pelo Conselho de Directores do banco em Junho próximo, num denominado “Angola Day”, um dia consagrado ao país pela instituição multilateral.

A fonte do Ministério das Finanças afirmou que Kristalina Gregorieva prometeu forte apoio à aprovação dos projectos de Angola na reunião do Conselho de Directores de Junho.

Num outro encontro, a delegação encontrou-se com o “Team Country” do BM, a equipa do banco encarregue dos dossiês do país, para uma análise da carteira de projectos em curso e as acções para o arranque de novos, no fim do qual foi assinado um acordo de financiamento de 25 milhões de dólares para acções de combate a pestes no sector agrícola. Nessa reunião, o ministro das Finanças anunciou aos funcionários do BM que Angola está a implementar um novo mecanismo de desembolso dos projectos financiados, visando atingir uma taxa de 20 por cento ao ano e procura ser, a prazo, um país de referência em matéria de eficiência de desembolsos.

As discussões desse encontro envolveram os projectos de financiamento ao Orçamento, de Inclusão Financeira, Programa de Transferência de Rendas para as famílias mais vulneráveis e as iniciativas de investimento em capital humano.

Um dia antes, na quinta-feira, a delegação assinou com o Eximbank dos Estados Unidos um memorando de entendimento cifrado en quatro mil milhões de dólares para a cobertura de facilidades de investimento de empresas norte-americanas em Angola.

A fonte revelou, ainda, um encontro com investidores em Eurobonds angolanos, títulos da dívida emitido em dólares, com o objectivo de os informar sobre as reformas em curso no país, o processo de estabilização macroeconómica e a Estratégia de Endividamento recentemente aprovada pelo Governo.

O Banco Nacional de Angola (BNA) manteve encontros com os bancos correspondentes e de investimento dos Estados Unidos e da Europa, aos quais deu informações sobre os esforços em curso no país para a elevação das normas de “compliance”, incluindo os bancos Europeu de Investimentos (BEI), BNP Paribas e Deutsche Bank.
A delegação, liderada pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, integra o titular da pasta da Economia e Planeamento e o governador do BNA, Pedro Luís da Fonseca e José de Lima Massano, bem como a directora da Unidade de Informação Financeira (UIF), Francisca de Brito.

Archer Mangueira assinou, na terça-feira, um acordo de assistência téz

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Jornal de Angola
14/03/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.