Declaração de Imposto Industrial pode ser entregue online

A Declaração Modelo 1 do Imposto Industrial pode ser submetida através do Portal do Contribuinte até aos dias 30 de Abril e 31 de Maio próximos, para os grupos A e B, respectivamente, revela a Administração Geral Tributária (AGT).
Em comunicado, AGT esclarece que a possibilidade de submissão online “insere-se na estratégia da Instituição que visa facilitar e tornar mais célere o pagamento de impostos”.

“A AGT procedeu recentemente à modernização do Portal do Contribuinte, de forma a optimizar e melhorar os serviços prestados, bem como proporcionar uma maior interacção entre a Instituição e os cidadãos”, explica o comunidade da entidade tutelada pelo Ministério das Finanças.

Recorde-se de integram o Grupo A as empresas públicas e entes equiparados, as sociedades comerciais e unipessoais, com capital superior a dois milhões Kz ou que tenham proveitos anuais de valor igual ou superior à quinhentos milhões Kz. Consideram-se também incluídas neste grupo as associações, fundações ou cooperativas cuja actividade gere proveitos adicionais às dotações e subsídios recebidos dos seus associados, cooperantes ou mecenas, e as sucursais de sociedades não residentes no território angolano.

Já os do Grupo B são todos aqueles que não estão abrangidos pelo Grupo A e ainda os contribuintes que devem impostos pela prática de operações isoladas de natureza comercial/industrial.

A AGT lembra que “todos os contribuintes cadastrados na Repartição Fiscal dos Grandes 2 Contribuintes e os contribuintes que optem pelo Regime Geral de Tributação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) estarão obrigados a submeter electronicamente as suas declarações, bem como os mapas em Excel, através do Portal do Contribuinte”.

“O Portal do Contribuinte constitui uma peça fundamental do SIGT (Sistema Integrado de Gestão Tributária) e permite que qualquer contribuinte singular e/ou colectivo possa realizar várias operações inerentes ao sistema fiscal, nomeadamente, consultar a conta corrente, imprimir e alterar os dados do cadastro, preencher e submeter as declarações dos diversos impostos sem necessidade de se deslocar às instalações da AGT”, conclui o comunicado.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
AngoNotícias/Jornal Mercado
23/04/2019

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.