Angola reduz custos portuários de importação e exportação

As comissões cobradas pelo Conselho Nacional de Carregadores (CNC) pelos serviços prestados no sub-sector marítimo-portuário foram reduzidas para metade por decisão do governo, através de um despacho do ministro dos Transportes.

O despacho determina que além da redução em 50% das comissões cobradas pela CNC pela emissão de certificados de embarque nos processos de importação, a emissão de certificados de embarque relativos a mercadorias destinadas à exportação fica isenta de qualquer pagamento.

O mesmo documento reduz em 15% a Taxa de Utilização do Porto (TUP) cobrada pela carga para exportação, ficando ainda fixado o pagamento de uma taxa máxima equivalente a 40 USD (menos 50%) pela pesagem de contentores cheios para embarque (“Verified Gross Mass”), nos termos definidos pela Convenção SOLAS.

O Conselho Nacional de Carregadores cobrava 100 USD em comissões pela emissão de certificados de embarque nos processos de importação e exportação e no que se refere à TUP os importadores desembolsavam 280 USD por contentores de 20 pés e 560 USD pelos de 40 pés, segundo o Jornal de Angola.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
19/05/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.