Criado através do decreto presidencial nº 195/18, o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), foi esta terça-feira, em Luanda lançado pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
A iniciativa, segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, junta Angola a 100 países do Mundo que garante a segurança e reembolso dos depósitos financeiros.
No entender deste, a medida vai aumentar a confiança dos bancos comerciais que operam no país, devido à possibilidade de haver reembolso, em caso de falência de um banco.
Para Luzolo de Carvalho, membro da Comissão directiva do FGD, o fundo conta com a participação obrigatória de todas instituições financeiras bancárias, sujeitas à supervisão do BNA e vai garantir a cobertura de 85 por cento dos depositantes, que corresponde a 12, 5 milhões de kwanzas.
Dizer que estão abrangidos pela garantia os depósitos à ordem, com pré-aviso, a prazo e prazo não mobilizáveis antecipadamente, poupança-habitação, de imigrantes, poupanças reformados, poupança condomínio representados por certificados, assim como os obrigatórios e outros depósitos legalmente previstos.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
AngoNotícias/Jornal Mercado
26/06/2019