O diretor do departamento africano da consultora IHS Markit disse que a investigação ‘Luanda Leaks’ pode desencadear “um aumento da procura por euros e dólares para serem transferidos para fora de Angola”.
“As revelações podem levar a um aumento da procura de euros e dólares para serem transferidos para fora de Angola, já que os empresários estão preocupados com as consequências dos impactos da fiscalização das entidades ligadas a Isabel dos Santos”, disse Bryan Plamondon.
Questionado pela Lusa sobre as implicações deste caso para a economia angolana no seu todo, o analista respondeu que o receio de os bens ligados a Isabel dos Santos “serem confiscados ou desaparecerem” pode precipitar a troca de kwanzas por moedas que possam ser usadas fora do país.
“Isto vai colocar pressão na taxa do mercado paralelo e, em última análise, sobre a taxa oficial de câmbio”, acrescentou o analista da IHS Markit, que tem como previsão de aumento dos preços um valor de 24% e uma taxa de juro diretora nos 16,25% este ano.
Sobre se o crescimento económico pode ser afetado, Bryan Plamondon respondeu que não, dado que a projeção de crescimento para este ano aponta para 1%.
“Não estamos a planear fazer mudanças significativas às nossas previsões económicas para Angola, já que a nossa perspetiva já é bastante conservadora e abaixo do consenso dos analistas”, explicou.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
ANGONOTÍCIAS/Angop
24/01/2020