Specialist AO – Jaime Daniel – A gestão empresarial tradicional e o impacto da inteligencia artificial (IA) nas organizações.

A história humana é a história da evolução, o ser humano passou a ser visto como tal a partir do descobrimento das relações humanas, suas afinidades, seus motivos, suas lideranças. Portanto, é preciso entender que, o que conhecemos hoje sobre gestão, liderança, tecnicas de gestão, começaram a ser observadas e desenvolvidas um pouco mais de 100 anos atrás, portanto, mais de 200 anos da chamada – Revolução Industrial, Londres, 1760 -, que deu este novo panorama para à sociedade, muito caucado no aspecto econômico, na força do capital, das Indústrias e por outro lado, na força do consumidor, sem consumidor não há como ter demanda e oferta de produtos.

Depois da primeira revolução industrial à sociedade mudou radicalmente de padrão e de estrutura. Vinhamos de uma sociedade eminentemente agrícola,

e um acontecimento foi importante para esse choque social— revolução industrial —, quando surge à maquina a vapor, ela traz consigo uma mudança muito drástica no padrão de trabalho das pessoas, com à maquina a vapor tivemos uma mudança substantiva, porque antes — era o artesão a produzir todo o produto, após à maquina a vapor este mesmo artista, este mesmo artesão, tornou-se num operário, um operador de maquina que produz todas às etapaz para fazer uma cadeira. Este periodo, ficou marcado com à evolução do pensamento administrativo:

  • Administração cientifica, com Frederick Taylor e Henry Ford. Taylor, era obsecado por melhoria, por produtividade, e escreveu o grande clássico da gestão “Principios da Administração Cientifica”, Taylor defendia à tese cientifica de que, era necessário começarmos a elaborar métodos dentro das empresas, à fim de melhorar o trabalho, e a performance do trabalhador. Por sua vez, Henry, transformou o antigo produto que era uma carroça, fabricada artezanalmente em uma linha de montagem, a linha de montagem fordista (Model T), marcou o primeiro momento da gestão
  • Administração clássica, com Henri Fayol. Diferente de Taylor e Ford que estavam muito concentrados no chão de fábrica, Henri Fayol – pensava nos aspectos mais gerencias da empresa – ele indentificou uma serie de funções novas: Funções comerciais, financeiras, segurança e contablidade. Ele indentificou que essas funções estavam presentes em todo tipo de empresas e, ele cria à chamada “Função Administrativa”, cujo, o objetivo era integrar às demais funções todas, por ele analizada. Portanto, – à figura do gestor, do administrador começa a nascer formalmente neste período.
  • Teoria das relações humanas, com Elton Mayo. Mayo, defendia que, não são somente às tecnicas cientificas, tempo, e movimento que são responsaveis pelo aumento da produtividade, e sim, também ferramentas de gestão de pessoas. Douglas Mcgragor, com a sua famosa teoria comportamental: motivação, satisfação e comportamentos, comportamento quântico e não mecânico, pois, nós somos imprevisíveis e não previsível.

 

A história humana é a história da evolução, no mundo organizacional esta  evolução passou pela administração cientifica, administração clássica, pelas teorias das relações humanas e hoje nos deparamos com a gestão moderna, com Piter Drucker, Jack Welch, Jim Collins e tutti quanti.

A gestão moderna trouxe consigo várias ferramentas, que ajudam a optimizar à produtividade da empresa por meio da inovação: Tecnologias limpas, Big Data, Carros Autônomos, Internet of Things, Nanotecnologia, Pagamentos Mobile, Digital e Bitcoins, Máquina para Máquina, Gamificação e a Inteligencia Artificial. Que por sua vez, tem tido um grande impacto na gestão empresarial tradicional.

A Inteligencia Artificial (IA), com Jonh McCarthy, tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, já não é mais algo considerado ficção cientifica; não se trata apenas de tecnologia militar, robôs  industriais, ou auto-condução. A Inteligencia artificial basea-se na capacidade de um software ser capaz de realizar tarefas e serviços no lugar dos seres humanos. Essas tarefas ou serviços são baseados na; Experiência dos usuários, no reconhecimento da sua localização, e na capacidade de acessar informacões como condicões meteorológicas ou de tráfego, noticias, preços das ações, horário dos usuários, entre outros. Portanto, à inteligencia artificial está a mudar à maneira de fazer negócio em inumeros segmentos do mercado, como: Indústria, varejo e saúde. Em areas que vão desde o jurídico, contablidade, até o ambulatório e chão de fábrica. A cada dia que passa, mais Startups também estão a utilizar esses recursos para economizar tempo e aumentar à produtividade em suas empresas.

O ponto importante é que à Inteligencia Articifial optimiza processos, que antes poderiam levar dias e semanas, para apenas alguns segundos.

Observamos que empresas com cultura inovadora como à Apple e o Google, investem muito na Inteligencia artificial: O Siri, da Apple, e o Google now, do Google que reconhecem comandos por voz e dão resultados precisos, ou quase, aos usuários, outras empresas menos arrojadas caminham para alcançar os beneficios da IA; Aumentar à produtividade, economizar tempo da equipe, minimizar erros, acessar informações relevantes de maneira eficaz, executar tarefas consideradas perigosas ou repetitivas. Por outro lado, existe muito tabu em torno deste assunto nas empresas mais tradicionais, e para isso, adquir conhecimento é o melhor caminho. Parafrasear, Peter Drucker – Criar soluções para os problemas dos consumidores é a melhor estratégia no mundo dos negócio -, eu corroboro, e complemento: A inteligencia artificial é uma Ótima ferramenta para este efeito.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.