O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, disse, nesta quarta-feira, que estão a ser avaliados os riscos do uso da tecnologia de pagamento em dinheiro “criptográfico” conhecido por “Blockchain”. O Blockchian é um tipo de Distribuited Ledger Tecnology (DLT) que usa blocos para registar e armazenar dados sobre transacções que ocorrem, usando o seu sistema, geralmente, associado a criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e outros.
José Massano, que foi orador no webinar sobre “ Inclusão Financeira e Globalização” promovido pela Academia de Santa Catarina, justifica a necessidade da protecção, em primeiro lugar, dos clientes e pesquisas em torno dos benefícios que envolvem esta nova modalidade de troca de moeda. “Temos de ver se é uma modalidade aceitável.
Estamos na fase embrionária”, admitiu José Massano, garantindo a existência de uma equipa que está a estudar esta modalidade de pagamento com dinheiro criptográfico. Antes da sua aceitação no mercado nacional, acrescentou, estudos devem ser bem-feitos para analisar esta nova modalidade de pagamento que já vigora em vários países.
O governador do Banco Central defende ainda a criação de um ambiente propício para a inovação, entre as quais regras para a protecção dos visitantes e o público em geral. Em Outubro de 2019, o Banco Nacional de Angola fez sair pedido de informação (Request for Information) em torno das soluções de Blockchain para o sistema financeiro angolano. Na qualidade de Regulador do sistema bancário, o BNA procurou por empresas de tecnologias de informação que operaram no mercado nacional, para recolher informações sobre a aplicação da tecnologia Blockchain.
Das empresas, o Banco Central queria ainda que estas fornecessem informações como poderiam contribuir para aumentar a transparência, eficiência e eficácia do mercado financeiro angolano, em torno do Blockchain. Pesquisas feitas dão conta que o Blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco génese até ao bloco mais recentemente concluído.
A Bockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin visto que é a prova de todas as transacções na rede. O seu projecto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.
Publicação da autoria de Fonte Externa:
ANONOTÍCIAS/Angop
01/10/2020