Angola vai ter pólo dedicado à indústria dos diamantes

Um pólo dedicado à indústria dos diamantes em Angola será inaugurado em 2019, em Saurimo, província da Lunda Sul, anunciou, quinta-feira, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos.

Diamantino Azevedo disse que a instalação do pólo, projecto desenvolvido conjuntamente pela Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação & Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama) e pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), encontra-se na sua fase final.

O ministro disse também que incluídas no projecto de instalação do pólo estão uma fábrica de corte e lapidação de diamantes, uma escola técnica profissional e outras instituições e indústrias ligadas à actividade diamantífera.

O governante, que falava na cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim-de-ano, falou das reestruturações efectuadas no sector, tendo acrescentado que o Ministério pretende mais empresas a investir na prospecção e exploração diamantífera, segundo a agência noticiosa Angop.

O administrador executivo da Sodiam, Neves Silva, disse na semana passada que a fábrica de corte e lapidação de diamantes, que iniciará a laboração em Agosto de 2019, tem um custo actualmente estimado em 10 milhões de dólares e será a unidade com a maior capacidade instalada em Angola.

Angola dispõe actualmente de apenas uma fábrica de lapidação de diamantes, a Angola Polishing Diamonds, localizada no município de Belas (Talatona), em Luanda, com capacidade de produção de cinco mil quilates de diamantes /mês.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Macauhub
28/12/2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.