BODIVA movimenta 90,6 mil milhões Kz em Títulos do Tesouro em Fevereiro

Agentes SBA, BFA e BMA foram responsáveis por 84% das transacções. Os títulos com vencimento até 2020 foram os mais procurados pelos investidores.

A Bolsa de Dívidas e Valores de Angola, BODIVA, transaccionou em Fevereiro, no mercado secundário, títulos da dívida publica no montante de 90,6 mil milhões Kz, de acordo com o dasboard da entidade gestora dos mercados de bolsas. O montante em observação, no mês mais curto do ano, quase duplicou o resultado do mês anterior, reflectindo um aumento na ordem dos 76%, já a comparação face a igual período do ano passado aponta para um crescimento de 86%.

O Mercado apurou que este aumento é justificado por um lado pelo crescimento do mercado secundário e pela confiança que os investidores depositam neste segmento de bolsa, por outro lado pelo aumento da oferta de títulos, registada fruto do processo de regularização de atrasados levada a cabo pelo Executivo.

Quanto ao modelo de negociação, os investidores privilegiaram o modelo da melhor oferta ao movimentarem 75% do montante em causa (cerca de 68 mil milhões Kz) por via da plataforma multilateral, consequentemente os restantes 25% couberam as negociações bilaterais.

Até ao fecho desta edição, não foram verificadas em Fevereiro transacções no mercado de divida corporativa, cuja única emissão, até a data, recai a favor do Standard Bank Angola.

Desempenho dos membros Bodiva

O montante negociado pelos membros em Fevereiro, calculado pelo método de double counted (somatório das compras e das vendas), atingiu os 180,9 mil milhões dos quais 84% couberam aos agentes Standard Bank Angola, Banco de Fomento Angola e Banco Millenium Atlântico. Os registos da BODIVA apontam para a realização de 336 negócios distribuídos por todos os membros.

Com apenas 22 negócios realizados, o Standard Bank Angola foi o responsável por 41% das compras e vendas efectuadas em Fevereiro, superando o Banco de Fomento Angola que tem sido o membro mais activo (face ao montante transaccionado) nos últimos anos. Esta não é a primeira vez que o facto acontece, em 2018 o Standard foi o maior negociador por duas ocasiões, abril e novembro, porém nos demais meses o banco de fomento liderou o ranking das negociações.

Por sua vez o Banco de Fomento realizou 149 negócios tendo movimentado 44,8 mil milhões Kz, isto é, 25% do montante resultante das compras e vendas dos títulos. Em termos de montante certamente não liderou, mas o volume de transacções foi o maior, representando 44% das operações.

Já o Atlântico foi responsável por 18% do montante movimentado (cerca de 33,2 mil milhões Kz) e é o terceiro membro mais activo no que diz respeito ao montante. No período em analise realizou apenas 23 negócios figurando em quarto lugar no ranking de negócios realizados.

Publicação da autoria de Fonte Externa:
Mercado
08/03/2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.